A oficina “Dispositivos psicofísicos para preparação corporal de elenco” pretende realizar treinamento de elenco teatral a partir da investigação das técnicas de viewpoints e rasaboxes, com o intuito de mobilizar estímulos psicofísicos para a composição da cena teatral. Para isso, propõem-se a apresentar conceitos principais das técnicas mencionadas e, por meio de exercícios práticos, incentivar as pessoas participantes a descobrirem a potencialidade dos seus corpos em cena, reconhecendo dispositivos criativos individuais e em grupo que permitam a criação de cenas autorais que tenham como ponto de partida o corpo e sua conexão com as emoções.
Heitor Gomes
01 | Viewpoints e composição cênica do teatro contemporâneo: história, conceitos e pontos de partida.
02 | Viewpoints individuais; o trabalho com viewpoints a partir da música; integração da fala nos viewpoints.
03 | Justaposição de viewpoints individuais e improvisações em grupo; diretrizes para composição cênica em grupo.
04 | Composição direcionada à criação de um trabalho original e direcionada ao ensaio de uma peça; pontos de conexões entre viewpoints e a técnica de rasaboxes: emoção, respiração e partitura corporal.
05 | Composição direcionada à criação de um trabalho original e direcionada ao ensaio de uma peça; pontos de conexões entre viewpoints e a técnica de rasaboxes: emoção, respiração, partitura corporal, sonorização e palavra.
16 horas divididas em 3 encontros, sendo um de 3 horas, um de 8 horas e mais um de 5 horas.
Serão abertas 25 vagas para atuantes das artes cênicas e estudantes residentes na cidade de Penápolis e região.